NOTÍCIAS


Home / Notícias


26 Junho

Segurança no Trabalho

Trabalhadores de todos os setores devem ter sempre segurança no trabalho, mas para pessoas que trabalham em ambiente hospitalar o cuidado com a segurança deve ser ainda maior. Profissionais dessa área convivem constantemente com doenças, material infectado, com riscos operacionais devido ao manuseio de equipamentos de risco e outros.
As pessoas que trabalham em hospitais devem manter total atenção para trabalhar com todo esse risco diário, usar acessórios e equipamentos de segurança como luvas, máscara para quando for trabalhar com seringas, pessoas com doenças contagiosas e maquinário perigoso. E todos esses cuidados devem se estender não só ao profissional da área, como também aos pacientes, visitantes, às instalações e aos equipamentos do local.
- Evite se distrair durante suas atividades, mantenha a atenção! Assim, será bem difícil que aconteça algo com você.
- Horário de descontrair é durante as horas de folga. Lugar de trabalhar é lugar de trabalhar!
- Já ouviu falar em “a pressa é inimiga da perfeição”? Pois é, procure fazer suas atividades com antecedência. Seu trabalho com certeza terá mais qualidade e será mais seguro para você.
- Tem alguma dúvida em relação a algum serviço? Melhor perguntar ao seu supervisor qual é a melhor forma de realiza-lo para evitar que algo saia errado!
- Evite fumar em locais proibidos, principalmente se houver risco de explosão ou tenha produtos inflamáveis por perto. Além disso, cigarro faz mal à saúde.
- Não dê uma de inventor, improvisando material de trabalho. Se o seu material estiver em más condições, a empresa é responsável pela manutenção e troca deles. Comunique os responsáveis.
- Tem um novo colega em seu setor? Seja cordial e avise-o dos procedimentos e normas do ambiente do qual você faz parte. Assim como você, ele tem uma família e a vida dele é tão importante quanto a sua!
- Caso aconteça algum acidente de trabalho, chame um profissional que entenda de verdade sobre como cuidar de você ou de seu colega. Sempre vão aparecer os “sabe tudo”, mas é importante lembrar que muitas vezes, uma atitude errada pode causar danos irreversíveis à saúde.
- Respeite as ordens de seu supervisor.
- Procure conhecer as normas e regras de segurança do ambiente em que você trabalha.
- Anéis, pulseiras, brincos, correntes, gravatas e demais acessórios não fazem parte do seu uniforme. Evite usá-los enquanto estiver trabalhando, pois evitará broncas e trabalhará com mais segurança e acima de tudo preservando a sua saúde e a de quem te espera em casa. Deixe os acessórios para o momento em que não estiver no ambiente de trabalho.
- É muito importante aprender como se usam os extintores e dispositivos de combate a incêndio. Nunca se sabe quando vai precisar e para isso é extremamente importante saber como funcionam.
- Por mais que alguns equipamentos de proteção sejam incômodos e não muito bonitos, eles são indispensáveis! Adquira o hábito de trabalhar protegido sempre. Sua saúde em primeiro lugar.
- Suas mãos levam o sustento para sua família. Evite expô-las a perigos e as proteja sempre com luvas adequadas e sempre atento à sua atividade.